Como todos nós sabemos, o Rio Grande do Sul sofreu com o excesso de chuvas, principalmente nos meses de abril e maio de 2024.
Analisando a produtividade agrícola, além das perdas nas áreas em colheita e já colhidas, podemos afirmar que os solos receberam muita água e, se não forem manejados e recuperados adequadamente, terão perdas significativas nas próximas safras devido à lixiviação de nutrientes e acidificação.
A erosão do solo e a lixiviação são processos nos quais os nutrientes são levados para camadas mais profundas. Fatores como baixa matéria orgânica, acidez e baixa saturação por bases no solo intensificam esses processos. Portanto, a recuperação do solo é essencial para a viabilidade econômica da agricultura.
O primeiro passo é coletar amostras do solo e fazer uma análise de pH e fertilidade, consultando um técnico confiável para recomendar a dosagem de corretivos e nutrientes necessários.
O Eng. Agr. Alexandre Rosso destaca a importância do Calcário Agrícola oferecido pela Fida em várias opções de corretivos com diferentes concentrações de cálcio e magnésio, produzidos com matérias-primas de alta qualidade.
Além do Calcário tradicional, a Fida oferece outras opções como Calcário Mudador, Calcário Filler, Cal agrícola e o Fidagran corretivo granulado. O Fidagran fornece diretamente cálcio, magnésio e enxofre, nutrientes essenciais que foram perdidos devido às chuvas.
Para mais informações, fale com nossa equipe técnica/comercial.